HISTÓRIA DO BAIRRO
- agenciaconceitopp
- 17 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de out. de 2022
Segundo os historiadores, a região onde se encontra o bairro da Mooca foi provavelmente o local de maior concentração de índios de São Paulo e até do Brasil. Acredita-se que a palavra tupi mooca tenha surgido no século 16, quando os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas. Os índios, curiosos com a novidade exclamavam "moo oca!" (moo = faz, oca = casa). Outros pesquisadores afirmam que "moo oka" significa "ares secos", "enxutos".

As primeiras referências à região datam de 1605, quando da existência do Arraial de Nicolau Barreto, uma enorme extensão de terras abandonadas. Em 1839, o Senador Feijó construiu ali uma chácara, mas somente em 1867, quando ele doou essas terras para a Régia Câmara Municipal de São Paulo, a região começou a se desenvolver. Em 1869 já se podia observar o aparecimento de uma grande quantidade de pequenas casas, oficinas e pequenas fabricas.

O grande passo para o desenvolvimento e a urbanização do povoado ocorreu com a construção da Estação Ferroviária da Mooca, projetada desde 1867 para fugir dos prejuízos causados pelas enchentes do rio Tamanduateí. Em 1875, a família de Raphael Aguiar Paes de Barros, possuidora de muitas terras, criou o Clube Paulista de Corridas. O avanço social e econômico gerado por essas construções atraiu muita gente para o bairro, principalmente imigrantes italianos e espanhóis em busca de empregos. Na década de 1880 e 1890 começaram a surgir diversas e importantes fábricas, posicionando a Mooca como pioneira nas indústrias têxteis e de calçados.

O bairro da Mooca, um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo, surgiu em 1556, tempos depois em que os portugueses chegaram ao Brasil. Por isso, o local guarda história de diferentes fases do país, o que contribui para riqueza cultural inconfundível.
Conhecida como a "Itália paulistana", a Mooca tem 7 km² de área e 63 mil habitantes, tamanho que se aproxima de um país europeu dentro da cidade de São Paulo. É um marco da industrialização do município, pois foi nele que grandes empresas têxteis surgiram.

Muitos imigrantes vindos da Itália trabalharam em indústrias do bairro, tanto que tradições italianas são mantidas até hoje. O sotaque dos moradores que nasceram na Mooca, a propósito, é indicado a patrimônio cultural intangível, assim como outras características locais, caso da Rua San Genaro, onde acontece a famosa festa homônima.
San Genaro é o padroeiro de Náploes. A celebração começou em 1973 e se consagrou no bairro, com comidas típicas e shows nos dias seguintes ao 19 de setembro.
O bairro tem cantinas italianas, espaços dedicados ao time de futebol Juventus, o teatro Arthur Azevedo, o Centro de Memória da Mooca e mais atrativos. Veja no vídeo.
Comments